SMAM 2022: Fortalecer a amamentação educando e apoiando

Todos anos, na primeira semana de agosto a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) coordena a campanha da  Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). WABA é uma rede global de indivíduos e organizações dedicados à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo com base na Innocenti DeclarationsThe Ten Links for Nurturing the Future” the WHO/UNICEF Global Strategy for Infant and Young Child Feeding.  No Brasil, é a IBFAN Brasil quem coordena as atividades e fornece a tradução oficial das informações da campanha 2022.

Em 2022 o tema da semana mundial de aleitamento materno é “fortalecer a amamentação educando e apoiando e se concentrará no fortalecimento da capacidade dos atores que precisam proteger, promover e apoiar a amamentação em diferentes níveis da sociedade. Esses atores compõem a cadeia quente de apoio à amamentação. O público-alvo, incluindo governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades, será informado, educado e capacitado para fortalecer sua capacidade de fornecer e sustentar ambientes amigáveis à amamentação para as famílias no mundo pós-pandemia.

Logo da SMAM 2022- Veja o material oficial aqui

O leite materno é perfeito e adequado para a nutrição e necessidades imunológicas de uma criança e ajuda a prevenir infecções. A amamentação promove o vínculo entre mãe e filho, independentemente do cenário, e proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o
início da vida contribuindo para a segurança alimentar de toda a família.

A pandemia de COVID-19 e os conflitos geopolíticos se ampliaram e aprofundaram as desigualdades, levando mais pessoas à insegurança alimentar. Além disso, limitações à capacidade do sistema de saúde levaram à deterioração do apoio à amamentação. Há falta de pessoal para apoiar o aleitamento materno devido à doença, fazendo com que funcionários sejam sobrecarregados e as tarefas sejam transferidas para pessoal não treinado. As regras de distanciamento físico significaram menos contatos para alguns pais, resultando em menos conhecimento e menos oportunidades para aconselhamento em amamentação. Alguns países implementaram políticas não baseadas em evidências, como separar bebês de suas mães e desencorajaram a amamentação na suspeita de COVID-19. Além disso, o apoio em amamentação de grupos de pares da comunidade não estava acessível aos pais que precisavam de ajuda por causa de contato social restrito.

Objetivos da semana mundial de amamentação 2022 com o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando

A desinformação sobre a COVID-19 por um lado e o marketing desenfreado das indústrias
de substitutos do leite materno (SLM) por outro influenciaram a opção de alimentação com fórmula como a mais segura empurrando os pais nessa direção. As ações das indústrias SLM violam o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno e subsequentes relevantes Resoluções da Assembleia Mundial da Saúde (o Código). Patrocinar a educação gratuita de profissionais de saúde interfere no apoio à amamentação no sistema de saúde, fornecendo informações enganosas, influenciando as atitudes desses profissionais e interferindo no estabelecimento do aleitamento materno. Garantir a conformidade com o Código dentro da unidade de saúde permitirá que os pais recebam informações imparciais independentes e os tornará conscientes sobre as táticas da indústria de substitutos do leite materno.

O apoio ao aleitamento materno envolve muitos protagonistas e níveis. As mulheres precisam de apoio do serviço de saúde, do local de trabalho e da comunidade para amamentar de forma otimizada, progredindo de um nível para o outro. Isso é chamado Apoio numa Cadeia de calor para Amamentação, em analogia à chamada “cadeia do frio” que usamos em Saúde Pública com relação às vacinas, que necessitam de uma “cadeia do frio” para serem escassez. Há uma necessidade urgente de melhorar a educação e aumentar a capacidade de todos os protagonistas que trabalham ao longo da Cadeia de Calor. O WBW2022 (SMAM- 2022) se concentrará em aumentar essa capacidade. A educação com transformação dos sistemas existentes em políticas nacionais baseadas em evidências ajudará a garantir instalações de saúde amigas da amamentação, comunidades e locais de trabalho de apoio, e irá restaurar e melhorar as taxas de amamentação, nutrição e saúde, tanto em curto como em longo prazo.

Tomado de Folder de Ação da SMAM 2022

Precisando ajuda ?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no amamentação, sono, rotina, desmame, desfralde e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s