Todos anos, na primeira semana de agosto a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) coordena a campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). WABA é uma rede global de indivíduos e organizações dedicados à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo com base na “Innocenti Declarations”, “The Ten Links for Nurturing the Future” e “the WHO/UNICEF Global Strategy for Infant and Young Child Feeding”. No Brasil, é a IBFAN Brasil quem coordena as atividades e fornece a tradução oficial das informações da campanha 2022.
Em 2022 o tema da semana mundial de aleitamento materno é “fortalecer a amamentação educando e apoiando” e se concentrará no fortalecimento da capacidade dos atores que precisam proteger, promover e apoiar a amamentação em diferentes níveis da sociedade. Esses atores compõem a cadeia quente de apoio à amamentação. O público-alvo, incluindo governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades, será informado, educado e capacitado para fortalecer sua capacidade de fornecer e sustentar ambientes amigáveis à amamentação para as famílias no mundo pós-pandemia.

O leite materno é perfeito e adequado para a nutrição e necessidades imunológicas de uma criança e ajuda a prevenir infecções. A amamentação promove o vínculo entre mãe e filho, independentemente do cenário, e proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o
início da vida contribuindo para a segurança alimentar de toda a família.
A pandemia de COVID-19 e os conflitos geopolíticos se ampliaram e aprofundaram as desigualdades, levando mais pessoas à insegurança alimentar. Além disso, limitações à capacidade do sistema de saúde levaram à deterioração do apoio à amamentação. Há falta de pessoal para apoiar o aleitamento materno devido à doença, fazendo com que funcionários sejam sobrecarregados e as tarefas sejam transferidas para pessoal não treinado. As regras de distanciamento físico significaram menos contatos para alguns pais, resultando em menos conhecimento e menos oportunidades para aconselhamento em amamentação. Alguns países implementaram políticas não baseadas em evidências, como separar bebês de suas mães e desencorajaram a amamentação na suspeita de COVID-19. Além disso, o apoio em amamentação de grupos de pares da comunidade não estava acessível aos pais que precisavam de ajuda por causa de contato social restrito.

A desinformação sobre a COVID-19 por um lado e o marketing desenfreado das indústrias
de substitutos do leite materno (SLM) por outro influenciaram a opção de alimentação com fórmula como a mais segura empurrando os pais nessa direção. As ações das indústrias SLM violam o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno e subsequentes relevantes Resoluções da Assembleia Mundial da Saúde (o Código). Patrocinar a educação gratuita de profissionais de saúde interfere no apoio à amamentação no sistema de saúde, fornecendo informações enganosas, influenciando as atitudes desses profissionais e interferindo no estabelecimento do aleitamento materno. Garantir a conformidade com o Código dentro da unidade de saúde permitirá que os pais recebam informações imparciais independentes e os tornará conscientes sobre as táticas da indústria de substitutos do leite materno.
O apoio ao aleitamento materno envolve muitos protagonistas e níveis. As mulheres precisam de apoio do serviço de saúde, do local de trabalho e da comunidade para amamentar de forma otimizada, progredindo de um nível para o outro. Isso é chamado Apoio numa Cadeia de calor para Amamentação, em analogia à chamada “cadeia do frio” que usamos em Saúde Pública com relação às vacinas, que necessitam de uma “cadeia do frio” para serem escassez. Há uma necessidade urgente de melhorar a educação e aumentar a capacidade de todos os protagonistas que trabalham ao longo da Cadeia de Calor. O WBW2022 (SMAM- 2022) se concentrará em aumentar essa capacidade. A educação com transformação dos sistemas existentes em políticas nacionais baseadas em evidências ajudará a garantir instalações de saúde amigas da amamentação, comunidades e locais de trabalho de apoio, e irá restaurar e melhorar as taxas de amamentação, nutrição e saúde, tanto em curto como em longo prazo.

Tomado de Folder de Ação da SMAM 2022
Precisando ajuda ?
A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no amamentação, sono, rotina, desmame, desfralde e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou Agende uma consulta virtual aqui.