Conselhos para o sucesso do desmame noturno

Um desmame noturno bem conduzido pode garantir a duração da amamentação por muito mais tempo. Veja a seguir 6 dias para facilitar o processo.

1- Garanta a alimentação adequada para a idade. Seu filho ou filha deve obter todos os nutrientes que precisa durante o dia, da hora que acorda até a hora de jantar. Isto inclui o aleitamento. Lembre que até 2 anos as crianças são lactantes e precisam do leite. 2-4 mamadas bem efetivas durante o dia dão conta das necessidades de leite da fase. Ajuste a rotina de refeições e mamadas (veja mais sobre alimentação da criança maior de um ano)

2- Reduza gradualmente o aporte nutricional e o volume do aleitamento noturno. No caso do seio, controle a duração da mamada, crie um mecanismo de finalizar a mamada combinando com a criança de mamar enquanto você conta até 10 ou canta uma musiquinha de ninar. Na hora da mamada da madrugada, use a postura de tesoura ✌ contra o mamilo para diminuir o fluxo de leite, e dessa forma desestimular a mamada.

3- Exponha suas demandas à criança sem medo. Ele precisa ouvir repetidamente que a mamãe quer descansar, que o peito precisa dormir também. Use linguagem simples, concreta e repetitiva, ao tempo que reforça o conceito de dia e noite através das brincadeiras e historinhas. Converse constantemente e combine com a criança mamadas nutritivas em horários fixos durante o dia, fixando também um local fora do quarto, a duração das mamadas, a forma de fazer o pedido e encerrar a mamada. Para o desmame noturno acontecer seu filho deve aceitar que o seio pertence a você, e por tanto você irá definir local, horário e duração das mamadas, atendendo às demandas dele de forma oportuna. Lembre que nem sempre as necessidades serão satisfeitas apenas na sucção do seio (veja sobre a evolução de livre demanda). Usem a rotina  como ferramenta para organizar as mamadas entre as atividades do dias. Mamar não deve estar dentro da rotina desenhada para não ficar como um constantes lembrete.

4- Estabeleça uma rotina para a hora de dormir que seja prazerosa, ao ponto de criar expectativa e desejo, mas relaxante para que possa ajudar no adormecer. A sucção na hora de adormecer será substituída pelo contato físico e emocional da criança com sua mãe ou pai. programe para dar a mamada antes de começar a rotina da hora de dormir . Conheça seu filho, lhe cative com as atividades da hora de dormir, para que o seio comece ficar irrelevante.

450xN
Livro recomendado. Para adquirir acesse o site www.colecaocontocomvoce.com.br e use o cupom de desconto maescomciencia

5- O pai pode ser um excelente aliado, mas tem que estar presente, cativar a criança com as atividades da hora de dormir e ter paciência porque pode demorar o adormecer. Ele pode assumir a labor da historinha, cafuné antes de dormir, para acalmar  a criança quando lhe for retirado o seio ou a mamadeira da boca. Após o término do tempo com o papai, se a criança pedir pode ter a mamãe de volta para finalizar o processo de adormecer, mas sem o peito nem a mamadeira. Participando ativamente do primeiro adormecer, o pai será melhor aceito pela criança para lhe auxiliar de nos despertares noturnos, o que já ajuda muito melhorar o descanso materno.

6- A sucção precisa deixar de ser uma opção para acalmar a criança a todo momento, todos precisam descobrir, e desenvolver novas estratégias para ajudar relaxar e adormecer. Testem o quê a criança gosta na hora de adormecer: cafuné,  massagem nas costas, cocegas atrás da orelha, batucada no bumbum, música de ninar cantada pela mamãe? Pense no que lhe relaxa, e tente aplicar aos seus filhos. Você medita? faz yoga? que tal ensinar seus mantras e técnicas de respiração à criança. Gosta de música? que tal uma música suave antes de dormir? Curte uma massagem? que tal uma massagem relaxante no pequeno?

Precisando ajuda ?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, amamentação, desmame, desfralde e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto original de  Zioneth Garcia

Veja mais:

O sono dos bebês

Quanto deve dormir meu filho?

Onde devem dormir nossos filhos?

O quê fazer quando só dormem no colo?

Desassociando o sono da sucção em 6 etapas

Planejando o desmame noturno

2 comentários

  1. Minha filha tem 1 e 9 noves meses, dorme comigo na cama e mama a noite toda . De dia eu até controlo e consigo fazer q não mame , mais a noite quando chego do trabalho ela já vai logo pegando no peito . O pai dela q fica durante o dia pra fazer ela dormir da muito trabalho e ela chora muito pedindo Tetê, já não sei o q fazer .

    Curtir

    • Olá Victoria, para o desmame noturno acontecer é preciso fazer um preparo em vários níveis, desde o nutricional até o emocional. Nutricionalmente é importante considerar que a criança é lactante e ainda tem necessidade do leite materno durante o dia; emocionalmente a família precisa desenvolver estratégias para relaxar a criança sem o auxilio da sucção, não é só sua bebê que passa pelo desmame noturno, é a família toda que deve entrar nesse processo. Posso lhes orientar através da consultoria, caso tiver interesse entrarei em contato ao seu email.

      Curtir

Deixe um comentário