O uso de TV, celular, tablet ou videogame pode atrapalhar o sono de seu filho

Quem nunca usou celular, tablet ou televisão para manter a criança distraída ou quietinha por uns minutos, em qualquer situação? As crianças de hoje aprende manejar a tela do Smartphone antes mesmo de segurar um lápis com destreza. Existe um universo de oportunidades de jogos ou vídeos para crianças pequenas que as crianças adoram.  Mas espere, venha ler um pouco sobre o outro lado do uso das telas eletrônicas por crianças. ATENÇÃO o uso excessivo destes dispositivos pode ser a causa de suas noites mal dormidas.

O uso de telas de mídia, televisão, telas de computador, tablets, videogames ou smartphones, é amplamente generalizado em infantes desde uma idade muito precoce, e está se tornando comum encontrar esses dispositivos no quarto de bebês e crianças .

Um número crescente de estudos epidemiológicos sugere que o uso de telas eletrônicas nas atividades próximas à hora de dormir,  é a principal causa do atraso da hora de dormir e da diminuição do tempo total de sono das crianças. (veja quanto deve dormir eu filho )

Imagem de canva.com – assinatura Zioneth Garcia

Um estudo recente considerando crianças entre dois e dez anos, mostrou que assistir televisão ou jogar videogames antes de adormecer estava relacionado a um aumento do índice de distúrbios do sono.  A associação entre o uso de telas (TV, celular, tablet, videogame) e sono insuficiente ou de baixa qualidade pode ser explicado por diferentes mecanismos. Por um lado, o tempo gasto na frente das telas determina menos tempo disponível para dormir. Porém, ainda mais importante é a relação encontrada entre a luz emitida por essas telas e a maior incidência de distúrbios do sono (1).

Há evidências de que os dispositivos com telas  LED ( light-emitting diode) (por exemplo, tablets, smartphone , televisão), que são conhecidos por emitir luz de onda curta enriquecida (luz azul), reduz a liberação da melatonina, hormônio promotor do sono, portanto, podem atenuar o impulso circadiano para o sono  e contribuir para a manutenção do estado de alerta e vigília (2). Ou seja, mesmo com o organismo precisando de descanso, sem uma eficiente liberação de melatonina, a sonolência pode demorar muito mais tempo aparecer. Também foi demonstrado que exposição à luz azul emitida pelas telas de dispositivos eletrônicos (Televisão, tablet, smartphone ) perto da hora de dormir não apenas atrasa o início do sono, como interfere com a dinâmica do ciclo do sono reduzindo a duração do sono REM (3).

Imagem de canva.com – assinatura Zioneth Garcia

Levando em consideração o aumento exponencial no uso de novas tecnologias digitais por bebês e crianças,  as evidências sugerindo uma associação entre seu uso e tempo  total de sono reduzido, e seu potencial para desenvolvimento. A Academia Americana de Pediatria (4) e a sociedade brasileira de pediatria (2), lançaram orientações para profissionais e pais definir um adequado gerenciamento do uso de mídia dos bebês e crianças. Além de regular uso de telas eletrônicas, se sugere fortemente manter quartos uma zona livres de estas telas LED, evitando o uso de estar telas até uma hora antes do início da rotina de dormir.

Referências 

1- CercaI F, Prior C. Sleep and Media Screens in Pediatric Ages. Birth and Growth Medical Journal 2018; 27(1): 33-8. 

2- Lockley SW, Evans EE, Scheer F, Brainard GC, Czeisler CA, Aeschbach D. Short-wavelength sensitivity for the direct effects of light on alertness, vigilance, and the waking electroencephalogram in humans. Sleep. 2006; 29:161. 

3- Münch M, Kobialka S, Steiner R, Oelhafen P, Wirz-Justice A, Cajochen C. Wavelength-dependent effects of evening light exposure on sleep architecture and sleep EEG power density in men. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol. 2006; 290:R1421-R8. 

4- American Academy of Pediatrics. Media and Young Minds. COUNCIL ON COMMUNICATIONS AND MEDIA.  Pediatrics. 2016 Nov;138(5). 

5- Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de Orientação. Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital . Departamento de Adolescência. nº 1, Outubro de 2016  

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto de Zioneth Garcia

Veja também
Seis dicas para controlar o uso de eletrônicos pelas crianças

2 comentários

Deixe um comentário