Recesso para as férias escolares

Como vocês sabem também sou mãe de dois pequenos, eles estarão de ferias escolares, demandando minha presencia constante, assim que os horários disponíveis para atendimentos terão uma boa diminuída durante as próximas duas semanas.  Entre 16 e 29 de julho manterei o acompanhamento dos casos em andamento e estarei atendendo em horários diferentes aos habituais para atender também as necessidades de meus pequenos.

Depois de uma negociação e planejamento rigoroso das ferias com os meus pequenos parceiros,  estes são os horários que atenderei nesse período de ferias escolares, 16 – 29 de junho:

Segundas 14 hs, terças 09 e 20 hs, quartas 20 hs, quinta  no Plantão no Spaço Mãe e bebê (lá tem espaço kids!) e  sextas 09. Agende sua consulta aqui

A partir de 30 de julho os horários voltam a normal: segunda a sexta às 14hs ou às 16 hs,  também de manhã terça às 11 hs e sexta às 9hs, e de noite nas quartas às 20 hs. Ajustes e adequações nos horários para atender a disponibilidade também são possíveis, basta entrar em contato para ver a disponibilidade e  combinar. Mas lembrando que sou mãe, com crianças pequenas, então os horários fora da disponibilidade padrão são limitados.

Antes de entrar na marcha lenta, das ferias, quero deixar para vocês algumas dicas para que esse período de férias escolares seja relaxante, e que o período  de volta à rotina não seja um martírio.

22729135_10155300269777955_3299663806174847362_n

6 Dicas para férias escolares tranquilas

1- Tente manter a sequência de atividades do dia, focando nos ciclos de atividade e descanso da criança. Mesmo que seu filho não tire mais as sonecas diurnas, pense em períodos de descanso, com baixa intensidade da atividade física, o mais próximo possível aos programados na escola (geralmente acontecem após as refeições ou após atividades intensas).

2- Mantenha a rotina de refeições. Mais que a hora o importante é o  intervalo entre refeições, café da manhã antes do lanche da manhã, almoço antes do lanche da tarde, janta e ceia. Parece algo obvio, mas quando temos crianças maiores, acabamos pulando refeições ou juntando varias em um mesmo horário.

3 – Já que não vai ter horário de entrada e saída da escola, se quiser ter uns minutinhos mais de sono pela manhã, obscureça o quarto para prevenir que a luz natural entre logo cedo (aqui uso blackout). Acordar mais tarde irá modificar os horários de refeições e sono noturno. Se começarem dormir demais, abra as cortinas e deixe a luz entrar.

Resultado de imagem para ferias escolares mamãe

4- Evite o tédio ao máximo, planeje atividades. Fazer sempre o mesmo é entediante, e criança entediada APRONTA!  para desentediar.  Quando a criança fica muito tempo na frente da TV, por exemplo, um sinal de tédio é começar pular ou escalar o sofá, os moveis, ou provocar os irmãos. Se esse também é seu caso sugiro que proponha outras atividades. Para isto planeje os dias, criem um roteiro das ferias, seja viajando ou ficando em casa, dedicar um tempo para planejar, pensando e escrevendo, irá lhe poupar horas de dor de cabeça. Atividades simples como piquenique na sala da casa, saidinhas ao parque do condomínio ou pracinha do bairro, levar o cachorro para passear, receber amiguinhos de visita para brincar, ir visitar um amiguinho para passar a tarde brincando, cozinhar um prato especial juntos, sair para almoçar ou jantar fora, etc. Pense em atividades diferentes que podem tornar as ferias divertidas mesmo sem sair de casa.

Se você é que nem eu, que dá um branco na hora de vamos ver, então tente usar a estratégia do pote de atividades:  escreva em uma lista diferentes atividades que seus filhos gostam de fazer (andar de bicicleta, brincar com água, festa do chá, festa do pijama, fazer bolhas de sabão, etc), recorte em papelinhos, dobre e coloque num pote ou caixa (que sua mão caiba) e então na hora do branco é só recorrer ao pote! Dá até para incluir nas atividades do dia, um horário de atividade do pote.

action activity boy children

5- Mantenha o controle sobre a TV e outros eletrônicos. Eu sei que são uma saída fácil e que as crianças adoram, dá para usar sim, mas de forma controlada, tenham regras claras de quando e por quanto tempo, sempre avise quando ligar a tela em quanto tempo deve ser desligada, se for preciso use um timer. Lembre que muito tempo de exposição a telas acaba causando hiperestimulação e trazendo consequências não apenas no sono, mas no comportamento em geral. Estudos recentes mostraram que mais de 3 hs de exposição às telas (TV, vídeo game, celular, tablet, etc) , aumenta as chances de problemas de sono, baixa capacidade de concentração, dificuldade de aprendizado e comportamentos agressivos em crianças e adolescentes.

6- Incentive o ócio produtivo, sem TV nem atividades dirigidas. Não ter o que fazer não é ruim, se não há nada para fazer, a imaginação pode trabalhar com as oportunidades do ambiente.  Então ofereça oportunidades, materiais para trabalhos manuais (massinha, canetas, lápis de cor, argila), materiais desestruturados (caixas de papelão, rolos vazios, etc), papel em branco para desenhar, cadernos para escrever. Porém, se a criança não tem o hábito de criar sozinha, pode ser preciso um empurrãozinho, pense em um projeto manual para fazer nas ferias em colaboração com as crianças (uma parede de desenhos, um enfeite novo para a  sala, ou para o quarto deles, um livro de historinhas, uma apresentação teatral, um experimento cientifico, etc).
Aos poucos as crianças vão descobrindo seus gostos, descobrindo novas capacidades, se interessando e explorando. Quem sabe nessas ferias você descobre que tem um pequeno artista, um artesão ou um cientista em casa?

Precisando ajuda ?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com seus problemas de sono, amamentação, desmame, desfralde e disciplina positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s