Planejando o desmame noturno

Se seu bebê é maior de um ano e está aceitando bem a alimentação de sólidos,  tendo um esquema de alimentação similar ao da família e com seu crescimento e desenvolvimento adequados, então você pode pensar em retirar o aleitamento noturno.

Se você está exausta de amamentar a noite ou levantar inúmeras vezes preparar a mamadeira de seu bebê , é importante que primeiro considere as razões pelas quais ele está solicitando o aleitamento durante a noite de forma repetitiva. Antes de continuar então recomendo que veja Aleitamento noturno: até quando?

Antes de começar controlar o aleitamento noturno, garanta que o aporte nutricional diurno seja completo e adequado para a idade. Também é muito importante trabalhar com a mente da criança alimentando a ideia que a noite é para dormir, com conversas, historinhas e brincadeiras. Explicar como e porque do processo é importante, sejam sinceros, expliquem de forma clara que estão cansados de despertar tanto a noite, que desejam que ele durma mais a noite (veja mais sobre comunicação com criança )

Foto por Snapwire em Pexels.com

Plano de desmame noturno

Etapa 1 : Começar implementar mudanças na comunicação, focando na educação positiva, aprendendo manejar o choro sem pressas nem desespero por parte dos adultos,  organize a rotina de dia de forma que seja capaz de se antecipar às necessidades da criança, alimentação, estimulação e sonecas. É muito importante durante todo o processo trabalhar no manejo do choro, entendendo ele como uma forma de comunicação primária da criança, e não como necessariamente expressão de sofrimento (veja mais sobre o choro ). Incentive a alimentação completa, focando na qualidade e frequência mais que nas quantidades ingeridas. (veja sobre a alimentação da criança maior de um ano)

Etapa  2: Avaliar o quarto da criança, e se for preciso trocar o berço por uma caminha baixa onde um adulto possa deitar se junto. Será importante pelo menos nos primeiros minutos a cada despertar. Introduzir um objeto de transição e um abajur de luz bem tênue para quebrar a penumbra também pode ser boas ideias.

Foto por willsantt em Pexels.com

Etapa 3: Estabelecer um novo roteiro de sono onde a mamada ou mamadeira deixe de ser a última coisa antes de adormecer, dessa forma irá desassociar a sucção do sono. Testando novas formas de adormecer. A forma como a criança começa a noite irá marcar o resto de acordadas. Se  a criança adormece no seio ou na mamadeira, toda vez que ela acordar de noite irá querer o mesmo para adormecer de novo. Crie uma “marca da mamãe”, um determinado jeito de acariciar, um toque diferente ou uma palavra ou som, que será usado sempre na hora de adormecer.  

Etapa 4: Reduza gradualmente o aporte nutricional e o volume do aleitamento noturno. No caso do seio, controle a duração da mamada, No caso da mamadeira noturna, comece diminuindo a quantidade de leite diluído na água, para depois ir diminuindo o volume de leite oferecido. Se seu filho é dos que pede a mamadeira cheia, então troque o tamanho da mamadeira por um de menor capacidade.  

Etapa 5: Implementar uma resposta progressiva nos despertares noturno, evitando ao máximo ceder ao seio ou mamadeira. Antes da criança chorar, atenda ela fazendo o mesmo carinho que fez no começo da noite para lhe ajudar adormecer, se não resolve deite junto e abrace, se não resolve ofereça água em copo ( que ficou já prontinho no quarto da criança), mas sem não resolveu então ceda ao seio ou à mamadeira (nessa etapa ainda está preparando a criança para a retirada total do leite noturno). Evite falar ou argumentar demais, escolha uma frase como “sss hora de dormir” ou “sss está de noite” para responder para criança, lembre se que a comunicação e o acolhimento podem ser feito com todo seu corpo, então use a “marca da mamãe”, e abrace, ofereça carícias e beijinhos.   Obviamente, nada de acender a luz ou sair passeando pela casa no meio da madrugada.

Etapa 6: Escolha um final de semana ou feriado prolongado para finalizar o desmame noturno (vão ser 3-4 noites bem complicadas), traga os novos combinados para a hora de dormir “mamar quando for hora de levantar” “mamar quando o sol raiar”. Pode ter choro, resmungos, e muita reclamação os primeiros dias, mantenham-se firmes para conseguir culminar o processo. É preciso firmeza e SEGURANÇA para retirar definitivamente o aleitamento noturno, começar e ceder logo no primeiro choro só complicará mais o processo. Piorando a fixação da criança com o seio ou a mamadeira e podendo afetar o comportamento durante o dia. A criança NUNCA deve ficar sozinha chorando, sempre deve ser acolhida, ficar no aconchego do contato físico de algum de seus pais, no lugar onde dorme. Sempre lembrando do combinado feito no começo da noite.

Importante: A passagem de uma fase para seguinte não tem limite de tempo, deve obedecer às necessidades da criança e da mãe igualmente. Tendo a mediação da comunicação constante e ativa. Preparando a criança para cada nova fase. Uma vez iniciada a etapa final do desmame noturno não volte atrás, por isso tenha certeza que estão prontos para finalizar o processo antes de começar.

Precisando ajuda ?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, amamentação, desmame, desfralde e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto original de  Zioneth Garcia

Veja mais:

O sono dos bebês

Quanto deve dormir meu filho?

Onde devem dormir nossos filhos?

O quê fazer quando só dormem no colo?

Desassociando o sono da sucção em 6 etapas

14 comentários

  1. Tenho gêmeos, daqui a 10 dias eles completarão 1 aninho. Eles mamam e tomam mamadeira, mas não tá fácil, eles não comem bem alimentos sólidos. Só dormem no peito e quando eu vou deixá los sozinhos na cama eles acordam. Estou muito cansada, eles acordam várias vezes a noite pra mamar no peito, a última alimentação deles é um mingau as 18hs, até já tentei dar mamadeira umas 21 ou 22 hs pra ver se eles dormiam melhor, mas não tem jeito, eles não aceitam. Não sei o que fazer. Preciso muito que eles parem de mamar.

    Curtir

    • Olá Rosiane a noite é legal oferecer alimentos de baixo índice glicêmico. Carnes magras, cereais integrais, fontes de carbohidratos complexos. A apresentação é a que seu filho gostar.
      Mas é importante que tenha em mente que o desmame noturno não depende só da alimentação. Amamentar não é só alimentação. Ao mamar seu bebê também equilibra o emocional, procura o conforto e relaxa. Seria bom fazer uma avaliação integral para planejar direitinho o processo de desmame noturno. Fico a disposição.

      Curtir

  2. Oi tudo bem? Sou um pai querendo ajudar minha esposa e a mim mesmo tentando aprender.. Temos a Alice de 2 anos ela ainda mama no peito e bastante, ela prefere sempre o peito a qualquer outra forma de alimentação. É muito difícil fazee ela se alimentar e ela rejeita a alimentação. Mas o peito sempre é bem vindo. Durante a noite passa mamando meio que direto não deixando minha esposa dormir, que acaba dando o seio deitada, a Alice dorme algumas horas mas sempre acorda e chora muito se não está com a mãe. Não sabemos mais o que fazee para que essa situação seja diferente.. Que a Alice aceite mais alimentação e que pare de procurar o seio durante a noite inteira. Lendo seu artigo percebi que fizemos procedimentos errados, como tentar deixa-la sozinha, mas tambem fizemos alguns certos como tentar historias, cantar, carinhos.. Atualmente temos o quarto dela com luz baixa, cama onde um adulto pode deitar com ela, mas tambem não resolveu. Estamos mesmo precisando de ajuda para que a saúde nossa nao seja afetada por isso e a principal envolvida a Alice se desenvolva de forma melhor. Agradeço a você se puder me ajudar… Um abraço.

    Curtir

  3. Bom dia tenho uma bebê de 1 ano e 3 meses ela mama muito tanto a noite como durante o dia mais come bem outros alimentos estou pensando em desmamar,tirar o peito mais o problema maior é q ela não pega mamadeira de jeito nenhum qual a dica para q eu possa fazer o desmame com ela… obrigada

    Curtir

    • Olá Vanessa.

      Desmamar substituindo o seio por mamadeira não vai lhe garantir que o sono melhore. Como vc mesma aponta sua bebê come muito bem, então a questão não é nutricional. Nessa fase o mamar muito pode ser entendido como uma forma de comunicação. A sucção é um mecanismo primario das crianças pequenas para aliviar desconfortos fisicos e estresse emocional. Esse alívio do estresse é essencial para regular o sono. Assim, antes do desmame total, e antes mesmo do desmame noturno, é essencial construir com a crianças outras ferramentas que lhe permitam relaxar e adormecer.

      Uma consultoria de sono e desmame noturno pode ser de grande ajudar.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s