Constipação intestinal em bebês

Há vários dias que seu bebê não faz cocô e está preocupada? Venha entender um pouco mais sobre a evacuação dos bebês e então decidir se é preciso procurar ajuda.

Para o recém nascido é normal ter uma evacuação quase a cada mamada, ao mamar também se estimula o trânsito intestinal, e então no meio da mamada precisar de uma pausa para a troca de fralda. Mas na medida que o bebê cresce o seu corpo vai desenvolvendo maior capacidade de absorção do leite materno, com o que os cocôs vão ficando cada vez mais espaçados ao longo do dia, e então um belo dia nem aparecer.

O Leite Materno é um alimento altamente digerível, quando o bebê se torna eficiente em digerir-o ( 2-4 meses) sobra muito pouco resíduo para ser eliminado na evacuação. A evacuação é um reflexo estimulada pelo acúmulo de resíduos no reto, então se não há o que eliminar, a evacuação não acontece.

transferir (2)

Nessas horas, usar supositórios ou estímulo externo para o bebê evacuar pode privar o bebê de absorver completamente os nutrientes do leite materno. Se o bebê só mama, ao provocar a evacuação externamente o único que você pode conseguir é esvaziar os intestinos do bebé sem que ele tenha absorvido todos os nutrientes do seu leite e ainda atrapalhar o desenvolvimento da musculatura do esfíncter.

Se o bebê se mostra desconfortável o mais provável é que tenha gases no seu sistema digestivo, e nesse caso ajuda seguir medidas alternativas como o banho de balde, a massagem circular ao redor do umbigo em sentido horário, fazer bicicletinha em toda troca de fralda ou mesmo segurar o bebê no seu colo de forma que fique sentadinho em posição de cócoras (assim facilitará a evacuação). Em situações mais difíceis a acupuntura para bebês (feita por especialistas usando sementes ou laser não lugar de agulhas) pode ajudar aliviar esse desconforto.

Se após vários dias sem fazer cocô, seu bebê faz com textura pastosa, como sempre fez e sem maiores sofrimentos. Não precisa se preocupar. Mas é importante ficar atentos se há realmente uma prisão de ventre, está só é perceptível se ao esvaziar os intestinos o coco for muito duro (como bolinhas) ou em extremo aguado (o que pode sinalizar uma obstrução).  Os casos de prisão de ventre são mais frequentes quando se administra fórmula infantil e também como uma resposta a algum alimento durante sua introdução (amidos e farinhas costumam ressecar as fezes e dificultar a evacuação).  Em ambas situações usar as medidas alternativas, voltar ao leite materno exclusivo ou conversar com o pediatra para trocar a fórmula infantil, pelo menos até o intestino se regularizar novamente geralmente são suficientes. Se o bebê está na introdução alimentar oferecer alimentos ricos em água e fibras também é uma boa alternativa. Não hesite para consultar seu pediatra.

Experimente a massagem chama cocô apresentada nesse vídeo! 


Para bebês amamentados exclusivamente não há regra referente à frequência do cocô, pode haver deposição em cada mamada, ou pode haver deposição uma vez a cada 20 dias, sem que isso signifique constipação. O que caracteriza a constipação nesse caso é o estado geral da criança, seu desconforto,irritabilidade geral e tensão da barriguinha. Quando o bebê começa a introdução alimentar, qualquer padrão de evacuação que tiver antes vai mudar, dependendo da quantidade de fibras oferecidas na dieta, a quantidade comida efetivamente ingerida pelo bebê e o desenvolvimento do seus sistema digestivo.

Precisa se preocupar pela falta de cocô de seu bebê no caso dele apresentar muito desconforto e você perceber a barriguinha dele rígida ao tato,  e quando ao fazer cocô faz bolinhas duras como o cocô de cabrito, que podem vir acompanhadas de muco ou sangue. Nesse caso seria prudente a opinião de um médico para descartar problemas mais sérios, ser parte de uma resposta alérgica a qualquer alimento, até uma obstrução intestinal causada por algum corpo estranho.

Tenha presente que se há desconforto intestinal, por gases ou falta da evacuação de fezes, isto atua como uma fonte constante de estresse para o bebê, e em consequência lhe deixar mais irritado ao longo do dia e da noite, dificultando o descanso dele e é claro o seu.

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto de Zioneth Garcia

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s