Como retomar a amamentação em 4 passos

Existem diversas causas para um desmame muito precoce acontecer, p.ex.  confusão de bicos, internação prolongada da mãe ou do bebê, falta de orientação adequada no momento de implantar a amamentação, entrada de leites artificiais de forma precoce. Sem importar a causa,  tentar amamentar novamente ainda é uma alternativa. Você pode voltar amamentar seu filho se esse for seu desejo, mas vai depender da sua disposição e da resposta de seu filho, não é algo fácil de fazer quando o bebê está aferrado à mamadeira e as chupetas, mas é completamente possível SIM.  

O primeiro é entender que amamentar não é apenas encher a barriguinha do bebê de leite materno, amamentar é antes que mais nada um vínculo entre mãe e bebê muito forte, que é interrompido quando o desmame é precoce. As chupetas e mamadeiras não são naturais, elas dificultam a pega correta, causam a diminuição da tonicidade dos músculos usados na sucção ao seio e propiciam a sensibilização precoce do palato mole (Isto é a confusão de bicos). Por isso, mamadeiras e chupetas devem sair da sua vida e do seu filho.

O tempo que seu leite demorará em voltar depende do tempo que você ficou sem amamentar, e da habilidade para sugar do peito que seu filho tiver. Na verdade, a produção do leite materno é apenas um efeito da reconstrução do vínculo emocional que a amamentação significa.

Antes de começar: Se você já voltou ao antigo anticoncepcional (aquele que usava antes da gestação) precisará substitui-lo, métodos combinados (com altas doses de estradiol)  podem atrapalhar o aumento da prolactina, nesse caso consulte seu médico e escolha qualquer outro método que seja compatível com a amamentação.

O processo de voltar à amamentação precisa:

1- Reconstruir o relacionamento entre o bebê e o seio.

2- Parar de usar bicos artificiais (chupetas e mamadeiras)

3- Obter estímulo suficiente da sucção eficiente do seio

4- Diminuir gradualmente o Leite artificial

Precisará de muita paciência e calma,  segure sua ansiedade, o processo pode ser longo (ou não), depende do ponto de partida de cada caso. Viva um dia de cada vez, uma mamada de cada vez. De pouquinho em pouquinho chegamos lá.

1- Reconstruir o relacionamento entre o bebê e o seio.

Comece atender o bebê com colo e ofereça o seio sempre, use seu peito em todas as situações que você colocaria a chupeta na boca. Mas cuidado, se o bebê mostra aversão ao peito é muito importante não obrigar a mamar, a rejeição nesse caso é um sinal que ele não reconhece mais o seu peito como forma de consolo e precisará reconstruir esse vínculo afetivo.

Agora é a hora de usar todas as ferramentas para acalmar o bebê que você conhece: Sling, exterogestação, som de útero, rede, banho de balde, balanço, caminhada, etc. O bebê precisa se sentir seguro, protegido e calmo com você e especialmente quando sugar do seio mesmo que não esteja saindo uma gota de leite materno. O leite materno é apenas uma parte da amamentação não é o todo. Ter novamente leite materno produzido no seu seio será uma consequência lógica da reconstrução do vínculo. Com o bebê sugando corretamente o estimulo fará o leite descer novamente uma hora. Capriche no colo e no contato pele a pele, dessa forma poderá “reiniciar” o caminho da construção do vínculo afetivo.

2- Parar de usar bicos artificiais

Chupetas e mamadeiras que substituíram o seio precisam sair para que ele possa tomar seu lugar de direito. Pode ser algo difícil especialmente se seu bebê é maiorzinho, pode ter choro envolvido, já que será uma mudança na curta vida de seu pequeno, mas pense que é por um bem muito maior. Eu recomendo que você se prepare física e psicologicamente para os dias que estão por vir. Não espere fazer muita coisa nesse período de transição, seu filho demandará muito de você. A demanda de sucção suprida na chupeta e na mamadeira irá acontecer no peito, o primeiro dia será o mais difícil, pois provavelmente seu filho não reconheça o seio como fonte de conforto. Precisará de toda sua paciência e apoio que tiver para se dedicar a acolher seu pequeno.

O leite artificial não pode ser retirado de forma abrupta, seu corpo e seu bebê precisam de tempo para se adequar à amamentação novamente. Ainda menos se a formula é a base alimentar de seu pequeno. Mas é essencial começar oferecer a fórmula em copinho, copo de bico rígido ou colher, atendendo o bebê aos primeiros sinais de fome. A dificuldade de beber em qualquer um desses métodos é sua e não do bebê, por isso o ideal é se preparar e entender bem como é a técnica para oferecer em copinho (a mesma serve para colher e copinho de transição). A ideia é o bebê tomar aos goles e NÃO SUGAR. Não caia no truque do copinho de bico mole ou a válvula, eles apenas tornam o copinho de bico uma mamadeira disfarçada.  

Assista esse vídeo aula sobre o uso do copinho , e esse sobre o uso da colher dosadora

3- Obter estímulo suficiente da sucção eficiente do seio

Para bebês novinhos, e no caso de acontecer já uma forte rejeição do seio, ou mesmo quando o bebê nunca chegou a mamar, pode ser interessante ensinar ao bebê mamar novamente. Uma visita a um profissional em fonoaudiologia pode ser interessante para aprender o exercício correto para incentivar a sucção. Esse texto oferece um bom guia:

Como estimular o bebê a aprender (ou reaprender) a mamar

Uma vez que o bebê aceita o seio como forma de consolo, pode ser usada a relactação (sugerida para bebês de até 5 ou 6 meses), não deixando de seguir as regrinhas básicas:  

– Oferecer primeiro o peito sem sonda.

– Controlar o fluxo da sonda durante toda a mamada

– Terminar a mamada no seio sem sonda.

– Não estender a relactação além de 6 semanas

Mas tenha muito cuidado, é importante entender que a sonda sozinha não é solução mágica, nem sempre é indicada, se mal usada a relactação pode causar mais problemas do que ajudar.  Se seu bebê for maiorzinho (+5-6 meses) a relactação pode ser bem difícil de conseguir já que ele já está mais esperto e pode brigar ao sentir a sonda. Nesse caso pode oferecer o leite artificial em copinho e depois tentar oferecer o seio.

shutterstock_73518367

Para seu filho voltar a sugar eficientemente o seio e assim você conseguir o estímulo adequado e aumento de produção de leite materno, é importante fazer a pega de forma correta. Lembre que o bebê deve pegar a aréola toda ou maior parte dela, o seu mamilo irá ficar contra o palato mole (onde você sente a ânsia de vomito). Procure ajuda se estiver sentindo dor ou seu peito estiver ficando machucado, esfoliado ou ferido. Amamentar não dói, se doer é porque tem algo errado e precisa de ajuda. Seja na correção da pega ou na avaliação de algum quadro infecioso. Não tenha medo de procurar um Banco de leite, consultora de amamentação ou conselheira materna.

Aqui vão algumas dicas para incentivar a retomada do seio:

  • Tente oferecer o peito ao bebê sonolento, durante a noite ou durante uma soneca, quando está começando acordar, apenas se mexendo sem abrir os olhos completamente.
  • Capriche no contato pele-a-pele, mesmo depois de ter oferecido o leite com um copo, fique sem roupa da cintura para cima, deite-se na cama com o seu filho, vestido apenas com uma fralda e permita que seu filho faça o que quiser. Desfrute esses momentos, brinquem se conectem.  No dia dia, enquanto realizar suas a atividades, o sling lhe permitirá manter esse contato.
  • Tente amamentar em situações não usuais, como andando ou movendo-se, comendo, ou qualquer outra situação.
  • Tente variar posições de amamentar. Deitada, em cavalinho, postura invertida, no sling.
  • Ofereça o seio com frequência, mas sem impor;
  • Nunca tente vencer a criança pela fome. Achando que quando tiver muita fome irá mamar, não funciona assim. É preferível dar primeiro a fórmula com um copo e oferecer a mama quando não tiver muita fome nem estiver zangado;
  • Não tente dar de mamar à força, abrir a boca, empurrar o mamilo sem a criança querer pode tornar a experiência muito desagradável e até  frustrante para ambos, podendo terminar em choro e numa rejeição do seio maior.

Resultado de imagem para amamentação

4- Diminuir gradualmente o Leite artificial

Quando começar ter leite materno e o bebê manifestar irritação por diminuição do fluxo (ao retirar a sonda, por exemplo) pode usar essa técnica para estimular ficar mais tempo no seio:

Técnica de compressão da mama

Lembre que quanto mais o bebê sugar mais Leite Materno será produzido. Dormir com o bebê, usar sling, amamentar de madrugada e manter bastante contato físico são excelentes estratégias para garantir um aumento mais rápido da sua produção de Leite Materno já que recebe estímulo nos seus centros hormonais.

Uma vez que seu bebê aceitou o peito, usando a sucção ao seio como fonte de consolo, conforto, segurança, além de alimento, e você sinta que sua produção está começando aumentar, então pode pensar na diminuição gradual do Leite artificial. Para isto sugiro que veja esse roteiro que orienta como deixar o leite artificial e voltar ao leite materno

Lembre que o objetivo do re-mame não pode ser apenas produzir leite materno, “amamentar para alimentar”. Amamentar é um vínculo emocional único, insubstituível. Por isso ao longo do processo o foco não é o Leite materno, mas o bebê e sua relação com você, a mãe. A observação é essencial para entender os sinais de seu bebê, desde a fome, cansaço, tédio, solidão, picos de crescimento, saltos de desenvolvimento, cansaço acumulado até desconfortos causados por dentes ou doença.

Cada pequeno progresso é importante, mesmo que você não consiga parar de dar fórmula, se você consegue reconstruir a amamentação pelo menos no campo emocional sinta-se vitoriosa. Voltar amamentar depois de ter parado totalmente não é fácil, mas com determinação, paciência e muito amor é possível sim.

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar voltar ao aleitamento materno exclusivo, lidar com os problemas de sono, se preparar para voltar ao trabalho sem prejudicar a amamentação, entre outros. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto original de Zioneth Garcia

Editado e atualizado janeiro de 2020

42 comentários

  1. oi boa tarde, minha bebe tem 3 meses e 13 dias, desde o primeiro mes mama meu leite na mamadeira e tambem mama formula, porque eu nao conseguia coloca-la no peito, agora a boquinha dela cabe no peito e ela até aceita mas esta mamando no peito como mama na mamadeira então nao tem sucção efetiva, na consultoria de vocês existe a possibilidade de ajudar a corrigir a sucção?

    Curtir

    • Olá Nara
      Tenho certeza que vc ama seu bebê e fez o melhor que as circunstâncias lhe permitiram. As dificuldades na amamentação não são só responsabilidade sua. É preciso todo um contexto conspirando ao redor. Então fica em paz, o vinculo emocional com seu bebê não depende apenas do seio.

      Se vc estiver disposta tentar a volta da amamentação, da trabalho mas é possível. Mas deve se perguntar primeiro por que deixaram a amamentação. E se estão bem agora, voltar amamentar vale a pena?

      Curtir

  2. Ola meu nome e Cinthia. Então meu bebê tem 40 dias e desde os 15 dias de nascido ele toma fórmula na mamadeira,e só deveria dar fórmula para ele, eu me desesperei e acabei introduzindo a fórmula, ele mamava super bem agora ele se irrita quando eu coloco ele no peito, acho que por conta do fluxo que sai na mamadeira, já que a minha produção caiu muito por conta dele não mamar mais, quando eu coloco ele no peito ele abocanha mas começa a chorar e fica nervoso,gostaria muito de voltar amamentar Será que seria possível ele largar a mamadeira e voltar para o peito, eu pensei em fazer a relactaçãomas eu não sei se será possível porque precisa da sucção e ele não quer sugar o peito, fica nervoso e acaba não abocanhando 😞😭

    Curtir

  3. Eu comecei a dar cremogema pra minha bebê pq eu sentia que só meu leite não estava sendo o suficiente, quando eu percebi ela não estava mais querendo meu peito. Ainda sai um pouquinho quando aperto o seio, mas seria muito bom fazer com que ela volte a mamar novamente. Então é só fazer o estímulo da sucção? Não precisa se nenhum medicamento pra ajudar da reprodução do leite?

    Curtir

    • Olá Priscila ,
      O leite no seu peito não fará mal ao seu bebê se ele aceitar pode dar sim medo. Porém, ter leite não garante que seu bebê pegará o seio e conseguirá fazer extração de leite efetiva. Ela precisará reaprender a mamar. A sucção da mamadeira é muito diferente à sucção do seio e reverter a confusão de bicos não é fácil nem rápido. É preciso planejar bem esse processo. Precisando ajuda a consultoria de amamentação está a disposição

      Curtir

    • Olá Antônia, você pode dar seu leite para ele sim. O leite não fica armazenado, ele não estraga, a produção de leite materno é glandular, na hora que o bebê começa mamar, está sempre fresco. Não tem nenhum perigo para o bebê tomar leite materno após mais de 20 dias sem. Isso de o leite estragar é mito. Porém, como ele leva tanto tempo sem mamar, é provável que tomando mamadeira, pode ter esquecido como fazer a pega correta e tenha dificuldade para extrair leite do seio. Mesmo tendo leite não há como garantir que ela irá pegar o seio. Precisa ter muita paciência para reconstruir a relação do bebê com a mama.

      Curtir

  4. Boa noite. Parei de amamentar tem 45 dias e tomei até cabergolina pra secar o leite num momento de stress. Meus seios não sai mais leite. Mais me arrependi muito, tô tão triste. Queria muito voltar a amamentar, mesmo tendo passado quase dois meses e tendo usado o cabergolina eu consigo voltar a amamentar? Minha bebê ainda procura o peito

    Curtir

    • Voltar amamentar pode ser possível, mas não é nada fácil. É um processo longo, que depende de vários fatores, como a idade do bebê, o tempo que leva sem pegar o seio, ganho de peso e desenvolvimento, entre outros. Entre mais tempo leva sem mandar mais difícil será retomar.

      Mais que o leite materno o processo foca na reconstrução do vínculo do bebê com o seio. Ter leite não garante que o bebê irá sugar do seio. A sucção do seio é muito diferente da sucção da mamadeira, seu bebê precisará re-aprender mamar. Induzir novamente a produção de leite materno poderá acontecer com várias técnicas, além de ser consequência da estimulação do bebê.
      Mas antes de encarar um desafio desse tamanho deve pensar bem se vale a pena para o seu bebê enfrentar esse processo que pode ser bem estressante, provavelmente não voltará ao aleitamento materno exclusivo e já tem 2 meses vivendo sem o seio. Então se questione se o motivo de querer voltar é realmente o bem estar de seu bebê ou parar um sentimento de culpa pelo final precoce da amamentação?

      Tenha presente que o amor de mãe não se mede com tempo de amamentação ou o tipo de leite que o bebê consome,  o vínculo afetivo entre mãe e bebê não se rompe com o final da amamentação, ele passa ser expressado de outras formas. O mesmo amor que você sonhou dar no seio, pode ser ofertado através do colo, olho no olho, carinho e atenção das necessidades do bebê, mesmo que isto seja satisfazendo sua fome com mamadeira.

      Curtir

      • Boa noite
        Estou com a mesma dúvida a minha bebé tem 1 mês só amamentei 1 semana com o desespero e dor acabei por dar fórmula
        Tomei cabergolina para secar o peito mas ainda tenho leite passado 3 semanas
        Posso voltar amamentar ou o medicamento vai prejudicar o bebé?

        Curtir

      • Após 72 h desde a última doses desde medicamento ele já é eliminado do seu organismo, assim não oferece mais risco para o bebê. O leite materno que ainda produz pode ser ordenhado e ofertado. Ele pode ter dificuldade para fazer extração da leite do seio, uma vez que a sucção da mamadeira é muito diferente ao seio, pode enfrentar uma confusão de bicos. Para reestabelecer a amamentação vc vai precisar ensinar seu bebê mamar do seio novamente. Precisando ajuda a consultoria está a disposição.

        Curtir

      • Querida parabéns por chegar até os dois anos de amamentação, apesar de não ter tido o final que desejava , seu dever foi cumprido com sucesso.
        Com 2 anos 10 meses seu filho não precisa mais o seio para se conectar com você, o fato dele ainda lembrar do seio não significa que ele precisa voltar a mamar, ele já desmamou, sua vida evoluiu.
        Mas certamente você precisa um encerramento dessa fase mais respeitoso com todo seu esforço, talvez um livrinho de fotos diversas de você amamentando-o para que possam guardar de lembrança,ou uma carta na que coloque para seu filho todo Io que significou para você amamentar….mais que retomar amamentação, você precisa se permitir um encerramento digno.

        Curtir

  5. Primeiramente quero agradecer e parabenizar pelo texto e pelas respostas que vi
    Uma forma muito delicada, gentil e agradável de se ler
    Como poucas.
    Meu caso, tb é entrar com fórmula para o meu bebê já no primeiro mês, devido as fissuras, agora que tirei o bico de silicone e venho dando direto no peito, ele pouco suga e não quer mais, daí lá vai eu para a fórmula novamente. Gostaria de se possível dar peito e fórmula. Pq é muito comilão rs só meu leite desde o começo achava pouco primeiras sucçoes era forte umas 4 em seguida já N saia muito. Por isso gostaria das duas formas p amamenta lo. Será possível?

    Curtir

  6. Olá, estou na seguinte situação minha filha de 10meses tem 7 dias que está doente com febre e faz dois dias que ela não quer meu peito, vira o rosto, bate no peito não quer de jeito nenhum, como ela não estava comendo nada comecei a tirar o leite e dar para ela num copinho que tem bico e é assim que ela está tomando o leite, ela não chupa bico, eu estou muito triste porque quero amamentar até 1 ano e alguns meses, vocês já viram casos assim, será que as dicas acima eu consiga?

    Curtir

  7. Olá boa noite!
    Minha bebê. Mama fórmula desde que nasceu, pois ficamos um tempo separadas ela na UTI e deram fórmula pra ela!
    Depois ela não quis mais o peito, eu por conta de uma depressão pós parto não insisti e acabei desistindo!
    Ela tem 4 meses e gostaria muito de amamenta- lá !
    Sou mãe de um rapazinho e amamentei ele até 2 anos!
    Gostaria muito de reviver essa experiência seria possível ?
    Só tenho um pouquinho de leite em uma mama, a outra não sai nada😢

    Curtir

Deixe um comentário