Retire a chupeta e a mamadeira gentilmente

É muito comum ouvir as pessoas falar que tirar a chupeta ou a mamadeira do bebê ou criança é fácil, mas quem já passou por esse processo sabe que não é. A necessidade de sucção oral é igual para a criança amamentada ou que usa chupeta ou mamadeira. Seja no seio ou no bico artificial a sucção oral é a fonte primaria de consolo e relaxamento da criança.

Sucção é igual para todos

Problemas como a associação do sono com a sucção acontece na mesma medida para quem mama no seio ou usa chupeta; as acordadas noturnas para se alimentar não é muito diferente para quem usa fórmula ou mama no seio; e a lista pode continuar: se acalmar apenas com sucção; trocar refeições por leite…

Uma vez que o bebê aceita e se apega a sua mamadeira e/ou sua chupeta, as circunstâncias sob as quais os introduzimos na sua vida passam a importar muito pouco.  O importante agora é ter consciência de que, a partir do momento que o bebê aceita na sua vida, chupetas e mamadeiras, se tornam os objetos de apego que lhe ofertam a sucção oral, são dele, e  apesar da introdução ter sido arquitetada pelas circunstancias, sua retirada pode e deve ser respeitosa. De forma similar a como acontece na amamentação, o bebê que usa chupeta e mamadeira encontra na sucção não apenas uma forma de alimentação, mas uma fonte inesgotável de consolo e conforto.  O que para as mães e pais também vira um grande alivio, e rapidamente vira uma muleta para acalmar o choro do bebê em qualquer circunstância, até mesmo sem entender completamente a razão do choro. Lembremos que choro é uma forma da criança comunicar seu descontento seja por fome, cansaço, sono, dor, frio, calor, tédio,  etc.

Uma situação que também é muito comum é a pressão dos profissionais que acompanham a criança, há a constante preocupação de evitar os danos permanentes na região orofacial. O bebê que usa mamadeira ou chupeta pode desenvolver basicamente dois tipos de sucção: uma que favorece o aumento da atividade dos bucinadores, gerando uma pressão sobre os maxilares e resultando em alterações ortodônticas e palatinas, com possíveis consequências respiratórias,  e outra que favorece a atividade aumentada da língua. Por isso algumas crianças que sugam mamadeira e chupeta apresentam alterações ortodônticas e outras não. 

Sair da mamadeira
Consultoria para retirar gentilmente a chupeta e mamadeira

Retirada gentil de chupeta e mamadeira

O processo de retirada de mamadeira e chupeta precisa acontecer no tempo da criança; apesar de termos pressa para evitar os problemas no desenvolvimento orofacial, que podem afetar a fala e a mastigação, devemos cuidar que nesse processo seja respeitado o desenvolvimento afetivo da criança, lhe ensinando outras formas de obter o consolo e conforto para prevenir a aquisição de hábitos orais deletérios que podem ser muito mais difíceis de controlar.

O processo de retirada de chupetas e mamadeiras pode ser induzido gentilmente, e não tem grandes diferencias do processo de desmame conduzido para uma criança amamentada. Não precisa ser e não é recomendável que seja feito abruptamente. O processo de retirada gradual dos bicos leva em consideração as fases de desenvolvimento da criança, suas necessidades de sucção oral, a adquisição de habilidades de comunicação, sua socialização e conexão afetiva com as pessoas ao seu redor. O papel da mãe, pai e cuidadores será o de guiar a criança em um processo de liberação e aprendizagem rodeando-a de amor, para que ao fim desse caminho a criança consiga se alimentar por outros meios e obter no convivo social com sua mãe, pai e familiares o conforto e consolo que obtinha na sucção da chupeta e mamadeira.

Precisando ajuda com a retirada gentil a chupeta e a mamadeira?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

Veja também

Planejando deixar a mamadeira e chupeta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s