Conduzindo o desmame gentil passo a passo

Se já tem certeza de que quer um desmame, e está determinada a seguir em frente com um desmame conduzido, e deseja fazê-lo de forma gentil e respeitosa com seu filho, sem deixar de lado seus sentimentos, esse texto irá lhe oferecer medidas práticas que você pode começar a tomar desde já.

O objetivo do desmame gentil é acelerar o processo que aconteceria naturalmente de forma mais demorada, nesse processo a criança passará a suprir as necessidades nutricionais e emocionais que supre no peito, com os alimentos saudáveis, o relacionamento com a mãe e o relacionamento com seu entorno familiar e social. Tenha em mente que em um desmame conduzido, quando a velocidade é adequada para a dupla, ambos só tem a ganhar, assim, tente não colocar metas de tempo ou datas de validade para o desmame acontecer, isto só aumenta sua ansiedade. A melhor forma de saber que está na velocidade certa é acompanhar o seu corpo e o comportamento de seu filho. Se tudo vai bem seu corpo responde diminuindo gradualmente a produção, a criança não tem mudanças negativas abruptas no seu comportamento e, principalmente, você se sente mais feliz e tranquila. Você não precisará ( e não aconselho) tomar medicações nem realizar nenhum procedimento para secar o leite. No caso de apresentar ingurgitamento mamário ou seu filho manifestar comportamentos muito negativos (compatíveis com uma síndrome de abstinência- choro descontrolado, ansiedade, insônia, etc)  após qualquer tentativa de desmame ou controle da demanda, então  PARE, volte atrás, avalie novamente e retome após se estabilizarem emocional e fisicamente.

A partir da experiência pessoal, conduzindo o desmame de meus dois filhos (entre 20-24 meses a primeira e  24 – 30 meses o segundo), e especialmente da experiencia aconselhando e acompanhando muitas mães nos seus processos de desmame, surgiram essas cinco fases que atravessamos quando estamos no processo de conduzir um desmame gradual. Para começar conduzir um desmame é sugerido que a criança esteja acima de 18 meses, preferivelmente próxima ou além dos 2 anos. Evite as comparações, até mesmo se tiver outros filhos. Lembre que o desmame é um processo único para cada dupla mãe- filho.

Bolo MCC

1- Garantir uma boa alimentação

Garantir que seu pequeno terá uma boa alimentação e que o leite materno não fará falta nutricionalmente para ele pode ser um verdadeiro desafio, por mais que após um ano eles já comem de tudo “em teoria” , na prática sabemos que há fases de comer mais ou menos, e depois de dois anos então, o apetite se junta com afirmação dele mesmo através do “NÃO”. Podem começar ser bem seletivos e dizer não para tudo que é oferecido. Tenha paciência, e não deixe de oferecer, use suas habilidades de convencer e cativar. Mais importante que quantidades de comida, é importante a qualidade dos alimentos. Lembre a alimentação saudável começa com o exemplo, então:  

  • Coma hoje como espera que sua criança coma amanhã. Não adianta pedir que seus filhos comam frutas e legumes se você faz feio para elas. Veja aqui
  • Conheça as necessidades nutricionais da criança em cada idade, não peça que coma mais do que pode ou quer. Veja mais sobre a alimentação acima de uma ano aqui
  • Acredite no que você vê, se a criança está crescendo bem, com ótimo peso e se desenvolvendo saudavelmente, então não há motivo para se preocupar, a alimentação está sendo suficiente.  
  • Se seu filho definitivamente não come, e você acha que isto está afetando seu crescimento, ganho de peso ou desenvolvimento geral, então é bom dar uma avaliada com o pediatra para descartar qualquer problema de saúde (desde uma anemia, infeção urinária, parasitoses, etc). E lembre que o Leite materno não é a causa de seu filho não comer, pelo contrário, pode ser o que está segurando as pontas, evitando que seu estado de saúde seja pior.
  • Não precisa introduzir mamadeira, chupeta nem copinho de bico mole (que nada mais é que mamadeira disfarçada), desmame mediado por esses itens não é desmame, é substituição! Depois você terá que fazer tudo de novo para retirar a mamadeira, a chupeta ou o copinho de bico mole.  

2-Ter uma comunicação efetiva com a criança

O choro é a forma que tem as crianças para se comunicar, por mais que já estejam  falando, elas ainda não contam com uma bagagem de palavras suficientes para dizer o que realmente querem quando precisam. Às vezes pedem uma coisa (geralmente o peito) querendo ou necessitando realmente outra. Então:

  • Identifique os diferentes choros: como é o choro de tédio, choro de atenção, choro de fome, choro de cansaço, choro de dor. Veja mais sobre a comunicação com crianças 
  • Encoraje seu bebê dizer com palavras, gestos, sinais ou mostrando o que ele quer. Tetê ou mamar, colo, carinho, comida, água, brincar, dormir, fez dodói. Não é preciso que seu filho tenha fala perfeita, é claro que ajuda, mas o importante é entender o que ele pede. Pode ser com uma sílaba ou um grunhido. Se você entendeu está valendo!
  • Dedique tempo para a criança. Brinque no chão, volte a ser criança. Inclua a criança na rotina de casa: Convide a ajudar na cozinha, limpar a sala, pendurar roupas. Mostre que confia dando pequenas tarefas, adequadas para a idade.
  • Atenda as necessidades básicas a tempo. Só isso já vai lhe diminuir bastante as chances de choro.  Usar uma rotina visual visível para o seu filho ajuda muito a  organizar as atividades. Marque na rotina os horários de comer, dormir, tomar banho, de brincar com a mamãe, de brincar com papai, da mamãe ficar sozinha, do bebê brincar sozinho, de fazer almoço, etc. Mas não desenhe na rotina a hora do peito, mesmo que ele seja sempre antes de dormir ou para dormir, dessa forma seu pequeno não terá um lembrete caso esqueça de pedir.
  • Crie estratégias para consolar a criança em diversas situações. (Dodói, medo, solidão). Comece oferecendo o seio nessas situações, porém, associado a algo mais, uma música nos dodóis, um determinado jeito de abraçar, acariciar, um beijinho no dodói, etc. Com o tempo vai retirando o peito e fique só com esse “algo a mais” que funcionou.
  • Não fale do desmame na frente do bebê, nem mesmo se você acha que ele não está ouvindo. Eles têm ouvido 360°!  E percebem essas conversas sobre ele, entender suas intenções, isto pode dificultar todo o processo.

3- Controle a demanda do seio e se antecipe às necessidades.

Muitas crianças o que mais querem quando pedem para mamar o dia todo é atenção, sem perceber podemos deixá-las esperando durante boa parte do dia “brinca aqui eu vou fazer comida”,  “fica aqui enquanto mamãe lava roupa”, “fica olhando esse desenho enquanto a mamãe arruma a bagunça”, etc. Nesse caso pode ser melhor estratégia convidar a criança a participar da atividade, mesmo que isto signifique demorar mais nela. Convide a criança a lhe ajudar e ofereça pequenas tarefas conforme a idade e suas habilidades (mexer a salada, alcançar os grampos, ajudar com a pá de recolher lixo, etc).  Dessa forma ela não precisará disputar a sua atenção, estará integrada nas atividades do lar e distraída.

  • Avalie uma mamada de cada vez. Qual necessidade básica precisa ser atendida?  Está entediado? Quer atenção? Está dodói? Descobriu? Atenda!
  • Não ofereça!  Espere ela pedir. (Isto é essencial). O peito pode ser uma muleta para as mães. Um cala boca ultra rápido em qualquer situação. Mas não é isso que queremos, certo? Às vezes o desmame é mais difícil para nós do que para eles!
  • Feche o acesso rápido! Troque as blusas de decote largo que permitem acesso rápido ao seio por roupas mais estruturadas, que exijam de você mais esforço para expor os seios na hora de dar de mamar. É incrível como uma atitude tão simples já nos predispõe a pensar e avaliar a necessidade de dar peito em qualquer situação.
  • Combinem lugares, horários, situações ou duração das mamadas. Não tem receita, é você com seu pequeno que irão ver qual é a melhor estratégia para vocês. Algumas alternativas podem ser:
    • Combinar de mamar só num determinado local, uma poltrona especial p.e.
    • Combinar de mamar só enquanto tiver sol. Essa estratégia é boa para o desmame noturno, e pode acompanhar da oferta de alternativas como água e companhia. Lembre que tirar o peito a noite não garante noites de sono sem acordadas múltiplas. Veja mais sobre desmame noturno aqui
    • Combinar de mamar enquanto você canta uma musiquinha ou contar até 10-20-30.
    • Combinar de mamar só em casa, essa estratégia funciona se o que está incomodando ou atrapalhando são os comentários de terceiros sobre a amamentação de seu bebê-criança. No caso vale lembrar a cada saída o combinado. “Pode mamar agora antes de sair e depois só quando a gente voltar! “
  • É importante CONVERSAR com a verdade. Explique de forma que a criança entenda que a amamentação do jeito que está não está funcionando para você,  que está difícil. Seja clara com ele, é dor? É cansaço? Desconforto pela posição? incomodo?  
  • Reforce positivamente a comunicação. Ajude-o nomear os sentimentos e situações, raiva, tristeza, nojo, frustração, felicidade, emoção, ansiedade, etc. Usar ferramentas da educação positiva ajuda muito nessa fase. Veja algumas ferramentas aqui
  • Respeitem os combinados.
    • Use distrações quando o bebê solicitar mamar fora dos acordos. A velha técnica da enrolação. “ahhh mas mamar agora? não seria mais legal (ofereça algo irrecusável)” .
    • Se enrolar não funciona então acolha, deixe claro, “eu sei que você quer muito mamar, mas agora não é hora / local de mamar, posso te dar colo enquanto chega a hora/local certo”. Acolha o choro. Todo pedido deve ser atendido, mas isto não significa que deve ser aceito!
Foto por Maria Lindsey Multimedia Creator em Pexels.com

4-Envolver a criança ativamente no seu ambiente social – familiar – escolar

Mostre que existe muito mais mundo além do peito. A família pode ajudar criando espaços para a criança interagir sem a presença obrigatória da mãe. O pai ou qualquer outra figura familiar digna de ter a confiança de seu filho (avó, tia, amiga) pode mostrar o mundo para ele, levar ao parquinho ou passear em qualquer lugar bacana para a criança, passar a tarde com ele em casa, sem você presente.

  • Faça mais saídas ao parquinho ou qualquer outra atividade onde a criança tenha oportunidade de interagir com semelhantes sem ter atividades dirigidas (aulas de….não contam nesse caso), precisa de ócio, deixar a criança conviver com crianças sem nada preestabelecido para fazer.
    • Marque café da tarde com amigas com filhos da mesma idade ou idades próximas por exemplo. Troque dias livres, um dia você fica com as crianças outro sua amiga querida fica, assim ambas ganham um tempo livre de filhos.  
  • Procure atividades para ocupar seu tempo e sua mente, aproveite o tempo que seu filho está sem você para cuidar das coisas que deixou pendentes desde o nascimento (academia, trabalho, comprar roupas, descansar, novas leituras, novos seriados, fazer trabalho voluntário, etc).  
  • Mostre que existe muito mais mãe além do peito. Brinque e dedique tempo exclusivo de qualidade à criança, façam coisas que não fariam antes por ele mamar, se permita explorar o mundo dele, indagar sobre como eles entendem o mundo e as coisas é bem divertido!
Foto por Wendy Wei em Pexels.com

5-O luto: finalmente o desmame.

O desmame pode vir acompanhado de sentimentos ambíguos para a mãe, por um lado a felicidade do dever cumprido e até sensação de liberação. Mas por outro lado, pode haver também uma terrível sensação de perda pelo bebê que cresceu e não depende mais exclusivamente de você. Pode bater saudade de seu bebê mamando. Sentir o peito vazio. Com falta daquele bebezinho pequenininho no colo. Ele continua lá! Pegue-o no colo e aperte bastante!

Encare o luto, celebração ou viva sua nostalgia.

  • Algumas ideias para fechar o ciclo da amamentação:
    • Fazer um compilado de fotos de seu bebê mamando em diferentes idades e entregar para ele.
    • Fazer um ritual de despedida do tetê (mesmo que não seja a última vez que ele mamar) será sua despedida. Recomendo que faça isto se você percebe que passam-se 3-4 dias sem pedir o tetê e de repente lembra (esse é um sinal que o fim está próximo).  
    • Uma celebração da nova fase “criança” de seu filho.
    • Celebrar comprando sutiã ou roupas novas (sem pensar em que tem que ser fácil para amamentar).
    • Lady’s Night com as amigas (já que a criança não depende do seio para dormir)
  • Pode querer mais um filho! Nessa fase muitas começam pensar no próximo filho (ou ele já está a caminho).

Sua criança também vai sentir saudades do seio, pode acontecer que por muito tempo ele prefira deitar no seu colo, querer fazer carinho no seu seio, ou até mesmo pedir para mamar depois de semanas sem nem se lembrar como faz. É NORMAL! Acolha com naturalidade e reforce os logros dele após o desmame total, alimente a imagem de criança e incentive a auto estima falando como o peito ajudou torna-o a pessoinha grande e forte que é hoje.  

Como saber se o desmame está tudo indo pelo caminho certo?

Instinto! Você vai sentir. Se tudo vai bem, você estará tranquila e sua criança também (dentro dos limites da sua idade e seu temperamento), ela vai continuar crescendo e se desenvolvendo normalmente, você percebe que seu relacionamento continua forte como sempre, quiçá mais que antes porque agora ele se comunica melhor com você e outras pessoas, você se percebe mais calma e confiante. Com a diminuição das mamadas acontecendo gradualmente seu corpo se adaptará gradualmente também à demanda reduzida sem precisar de medidas de controle de produção. De muitas vezes ao dia você passa a ter 4-3 mamadas por dia, depois 2-3 x dia, depois 1-2 x dia, depois  1 cada dois ou três dias, depois 1 x na semana, e um belo dia você percebe que já há mais de 15 dias seu filho não pede para mamar. Pode até mesmo vir lembrar de pedir mamar depois de um mês (mas ai já nem precisa!)  

Precisando ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, volta ao trabalho, desmame, desfralde e educação sem violência Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta aqui.

Texto de Zioneth Garcia. – Editado abril 2023

Veja também

Planejando o desmame gentil

Textos sobre desmame gentil

Vídeo palestras Sobre o processo de deixar a sucção: desmame de seio e bicos

Desmame e retirada de bicos artificial

Quando estão prontos para o desmame

Conduzindo um processo gentil.

O papel da família no desmame

16 comentários

  1. Não consigo acessar o texto do link “Amamentação continuada: Uma mistura de doce, azedo, salgado e amargo”, retorna Página não encontrada…
    Estou buscando informações a respeito do desmame pois desejo finalizar a amamentação da minha filha mais velha e manter o tetê apenas da mais nova. Elas tem 26 meses e 9 meses, respectivamente, e a amamentação em tandem está me cansando, deixando de ser prazerosa… mas encontro dificuldades pois a mais velha vê a mais nova mamar e pede, chora, sofre… não quero fazê-la sofrer.

    Curtir

    • Olá Cristina, não é o desmame que vai te levar melhorar um comportamento de seletividade alimentar, é justamente o contrario. Melhora a alimentação vai possibilitar um desmame mais tranquilo.

      O desmame gradual deve ser visto como um processo gradativo, uma construção, continua de um novo relacionamento da criança com a mãe e seu entorno familiar. A criança precisa comer bem e aceitar outras formas de aconchego materno para o seio deixar de ser necessário. Para isso deve conseguir entender que a sua mãe tem limites físicos pessoais e principalmente poder de decisão sobre o seu peito.

      Um ponto delicado é conduzir o desmame mediado pela demanda de terceiros e não pelos seus desejos realmente tem tudo para não dar certo.

      Uma consultoria poderia ajudar. Fico a disposição. Se quiser me contatar no whatsapp para saber mais sobre o atendimento. 47 988213869

      Curtir

  2. Oi meu nome é Ana. O pediatra pediu pra eu suspender a amamentação do.meu bb de dois anos com uso de medicação prescrita pelo ginecologista, pois ele não come.nada., só.peito. só que eu decidir não mais dá peito durante o dia. Só a.noite. Eu amo amamentar e choro o dia todo junto com ele. Fora que ele não aceita outro tipo de leite

    Curtir

Deixe um comentário