Antonio no ninho

O sono dos bebês

Dormir a noite toda? O quê que é isso?

O sono de bebês e crianças pequenas  é uma das maiores preocupações dos pais. Não apenas pelo cultivo de hábitos de vida saudáveis mas pela forte pressão social sobre a questão de “dormir a noite toda” que a sociedade exerce sobre nós;  vovós, tios, amigos, colegas, revistas, jornais, influenciadores digitais, todos falam sobre como fazer seu bebê dormir a noite toda “facilmente”.

Até parece que “dormir a noite toda” virou um termômetro de sucesso da criação! Mentimos entre nosso círculo de amizades sobre as noites mal dormidas, entramos em desespero porque achamos não ser normal o bebê de 5-6-8-12 meses acordar 2-3-vezes durante a noite; chegamos a usar tudo quanto é “técnica” que promete noites de sono “completas”, inclusive tentamos até mesmo os métodos de treinamento de sono que agridem a natureza neurológica da criança.

 

Ciclos de sono
Evolução da noite de sono tomada de Rev Bras Psiquiatr. 2007;29(Supl I):S33-8

Temos a ideia fixa de que TODOS deveriam dormir 8 horas de sono seguidas, mas nem os adultos conseguem isso com facilidade! Numa mesma noite um adulto pode acordar 1-3 vezes, seja para ir no banheiro, tomar água, procurar a coberta, se virar de lado. A diferença é que os adultos já entenderam que a noite é para dormir e voltam a adormecer rapidamente sem muito esforço.

Como é o sono dos bebês?

Nos bebês e crianças pequenas (até 2-3 anos) os ciclos de sono são mais curtos, de 1-3 horas nos recém-nascidos e bebês pequenos, conseguindo períodos de  até 4-6 horas em bebês acima de 3 meses. O problema não está em que a criança acorde, o grande problema está na demora em retomar o sono, especialmente durante a noite quando os pais querem dormir, depois de um dia longo de trabalho (dentro ou fora de casa). Durante os picos de crescimento e saltos de desenvolvimento, essas acordadas e a demora em adormecer novamente podem ser maiores, e eis que as mães e pais começam a entrar em desespero e achar que nunca mais dormirão uma noite toda (pais e mães tendem a ser fatalistas). (Veja mais sobre picos de crescimento e saltos de desenvolvimento)

O jeito como dormimos faz parte de nossa intimidade. Decidir fazer cama compartilhada, quarto compartilhado ou não, é um assunto que diz respeito só a você e seu bebê. Manter tais assuntos dentro da intimidade do lar é uma pratica saudável que lhe protegerá dos comentários e julgamentos indesejados.


Esses ciclos de sono mais curtos são essenciais para um desenvolvimento neurológico saudável dos bebês, eles precisam dessas acordadas noturnas, cada ciclo de sono a mais significa mais um período de sono REM, fase na qual se fixam aprendizados e memorias neuropsicomotoras, ou seja, há mais oportunidades de firmar o desenvolvimento! Mas é claro que também precisam de uma boa rotina, boa alimentação, bons estímulos sensoriais e sonecas . Um bebê que dorme bem de dia irá dormir melhor à noite.

Então, ao contrário do que todos acham, um bebê que acorda durante a noite é um bebê saudável com um desenvolvimento neurológico normal. Nosso papel como mães, pais ou cuidadores é o de acolher e ajudar a criança a adormecer novamente durante as acordadas noturnas. Quanto mais calmo for esse período, maiores as chances de obter sucesso.

Como saber que seu filho ou filha está dormindo suficiente?

A quantidade de descanso que cada organismo precisa depende de fatores ambientais e genéticos. Na hora de avaliar o sono de seu bebê é importante considerar sua idade, fase de desenvolvimento, rotina familiar e hábitos de descanso da família. Se o crescimento e desenvolvimento estão adequados para idade, o humor ao longo do dia é bom, não sendo irritada e chorosa o tempo todo, sua saúde é boa, seu apetite é adequado, então seu filho dorme bem. Se você , que cuida dele, se sente bem, com seu descanso em dia, então está tudo certo.

Se o seu bebê se mostra mal humorado, irritado constantemente, e você está se sentindo em privação de sono, existem alguma dificuldade que deve ser avaliada e corrigida. Não desista do bom descanso. Nunca é tarde para avaliar e corrigir os problemas de sono, os hábitos de sono se constroem a partir da repetição constante de uma boa rotina. Se precisa procure ajuda.

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, amamentação, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia

Referências:

Elizabeth Pantley. Soluções para noites sem choro. 2002 (Tradução português 2003). MBooks.

Elizabeth Pantley. Soluções para noites sem choro para crianças de 1- 6 anos. 2005 (Tradução português 2010). MBooks.

Beatriz Duarte Palma, Paula Ayako Tiba, Ricardo Borges Machado, Sergio Tufik, Deborah Suchecki. Repercussões imunológicas dos distúrbios do sono: o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal como fator modulador. Rev Bras Psiquiatr. 2007; 29  (Supl I):S33-8

Magda Lahorgue Nunes. Distúrbios do sono. J Pediatr (Rio J) 2002; 78 (Supl.1): S63-S72

Veja mais:

Quanto deve dormir meu filho?

Onde devem dormir nossos filhos?

O quê fazer quando só dormem no colo?

Desassociando a sucção com o sono em 6 etapas

Melhorando o sono de nossos filhos

Encontre todos os textos sobre o sono do site agrupados aqui

18 comentários

  1. Já não sei mais o que fazer, minha filha só quer dormir no colo , quando colocamos ela no berço, nossa cAma, bebê conforto carrinho ela acorda e não volta a dormir te que coloquemos ela no colo de novo … já recorri a varias técnicas e nada … só pensão que ela está crescendo e até quando vou passar a noite dormindo com ela no braço , durmo muitas vezes sentada no sofá para poder ter apoio nos braços ☹️

    Curtir

  2. Meu bebê tem 2 meses e meio e de dia não dorme direito faz sonecas de 20 Pu 30 minutos no máximo, costuma dormir mamando ou no meio da mamada se acorda ele fica irritadissimo e a noite está acordando de 2 em 2 horas e chora só acalma mamando aí mama 5 , 10 minutos sugando bastante como se estivesse com muita fome e adormece novamente. Se puder entrar em contato comigo através do e-mail já tentei o método da encantadora de bebês mas ele chora demais e fica super irritado mesmo eu estando perto do berço. Fico no aguardo

    Curtir

  3. Boa tarde
    Tenho um bebê de 7 meses,durante o dia ele dorme de uma a duas horas juntando os minutinhos de cada soneca e ele chora muito só para de chorar quando mama,tem noites que ele não dorme bem acorda de 3 a 4 vezes,ja tentei fazer uma rotina, mais não deu certo.
    Aguardo por uma resposta
    Obrigada.

    Curtir

Deixe um comentário