Criação dos filhos

Sobre as fórmulas mágicas e maternidade

Fórmulas mágicas para filhos

Está com problemas com seus filhos? Lhe tenho a solução! Rápida, sem esforço, sem choro. Basta dar uma googlada que vai encontrar o método perfeito e garantindo para ter bebê desfraldado em três dias, dormindo a noite toda em uma semana, ter crianças que não fazem manha, quietinhas e “bem” comportadas, desmame rápido e sem choro da noite para o dia, saída da chupeta de um dia para outro.

Quer mais? Lhe tenho a simpatia para descongestionar nariz de bebê, tirar as cólicas, os gases,  chamar o cocô, aumentar a produção de leite materno… e se não foi suficiente então aprenda ganhar dinheiro sem sair de casa para poder cuidar dos seus filhos como sempre sonhou.

Esse mundo moderno quer tudo rápido, fácil, eficiente, soluções BBB (bom, bonito e barato). Mas criar seres humanos está longe de ser um processo rápido e fácil.

Boa parte destes métodos mágicos são o resultado da pulverização do conhecimento. Separamos a criança em compartimento, como se fosse uma comoda com varias gavetas, uma para cada aspecto de seu desenvolvimento: sono, comportamento, necessidades fisiológicas, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento físico.

noticia_920363_img1_birra_

Um exemplo bem claro é o famoso método de deixar chorar as crianças até dormir, as vezes funciona sim, se não, não seria tão popular, ao ponto de sustentar um império de marketing que já tem décadas de existência, com livros, series, realitys, etc. O problema não é se funciona ou não, mas quais os custos para o desenvolvimento das crianças nas que o método Estivill foi usado (Estivill, Nana nenê, chororô do bem é tudo a mesma coisa). O quê esse tipo de estrategias ignoram são as evidências sobre a fisiologia do sono, o desenvolvimento do cérebro infantil  (que são quase tão antigas quanto a teoria) , e mais recentemente a teoria dos mil dias e a programação metabólica.

De quem é o problema?

O grande problema desses métodos que prometem milagres é que eles enxergam apenas o problema do adulto, que por sua vez se preocupa por uma parte do comportamento ou desenvolvimento da criança:  não come, não dorme, só mama, só chora, não vai na privada, etc. Porém, nossos filhos são seres completos e complexos, são muito mais que a soma de partes, são uma integralidade.

Não tem como separar a criança que não dorme e faz escândalo a noite daquela que tem constantes crises de choro para obter o que deseja, não podemos separar a criança que não controla esfincteres daquela que só come se lhe dão na boca, separar aquela que dorme tarde da que só vê o pai poucos minutos por dia, separar a criança agitada daquela que recebe guloseimas como recompensa, e posso continuar uma lista interminável de correlações que tenho identificado no dia-a-dia das consultas.

Ser integral

Está tudo interligado, a criança é uma só, é um ser integral, determinado não apenas pela carga genética que recebeu dos seus pais, mas também pelo ambiente no qual se desenvolve, o que come, o que gosta, o quanto dorme, a apropriação dos espaços, sua historia familiar que se reflete na forma que seus pais a tratam e as expectativas de todos que a rodeiam tem sobre ela. Tudo contribui para moldar seu metabolismo, seu temperamento, seu ritmo de desenvolvimento e seus comportamentos, e em últimas molda a forma como ela interage dentro da estrutura do lar.

Eu e Maria IsabelSe nem receita de cozinha da certo sempre, mesmo que seja seguida ao ao pé da letra. Às vezes é preciso adaptar algumas coisa, quem cozinha sabe que precisa avaliar as possíveis diferenças, seja nos ingredientes disponíveis, nos utensílios, ordem de colocação dos ingredientes, até à pressão atmosférica pode ser importante. Então, se sabemos que nem receita de cozinha é infalível, porque continuamos a procurar métodos infalíveis e mágicos para criação dos filhos.

Receita pronta

Filho não tem receita, podemos ter mil métodos, estratégias, teorías e hipóteses para escolher, mas qualquer um precisa ser testado dentro de cada família, adaptado  às particularidades de cada lar:  horários de trabalho dos pais, a constituição familiar, temperamento da criança  e dos familiares, o espaço disponível, e todas outras variáveis que podem surgir dentro de cada casa. Cada filho tem sua receita, até mesmo entre irmãos a gente precisa pensar como mudar de táctica para fazer funcionar, então eu sinto dizer para vocês que ter filhos dá trabalho, não tem receita pronta, não tem fórmulas mágicas, cada um de nos pais e mães precisamos criar nossa própria receita. É isso que acredito e é assim que trabalho nas consultorias.

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s